Você sabe quais são as principais causas da infecção urinária em crianças?
A infecção do trato urinário em crianças é uma das principais causas de infecção bacteriana na infância. Descobrir a causa de base da infecção contribui para uma abordagem mais direcionada do problema. O diagnóstico correto e precoce é importante para evitar complicações. A hidratação adequada ajuda a prevenir o problema. Saiba as principais causas, tratamento e a importância em observar a micção e hábito intestinal do seu filho.
O que é?
A infecção do trato urinário (ITU) consiste na proliferação de bactérias no trato urinário da criança – rins, ureter, bexiga e uretra. A principal bactéria causadora do problema é a Escherichia coli, presente no trato gastrointestinal.
Quais são as principais causas da infecção urinária?
Nos primeiros anos de vida:
Entre as principais causas do processo infeccioso estão malformações congênitas dos rins e do trato urinário. A mais comum delas é o refluxo vesicoureteral primário. O fluxo normal da urina é dos rins para a bexiga por meio dos ureteres – canal que liga os dois órgãos. O refluxo significa que a urina retorna da bexiga para os ureteres e/ou para os rins, provocando o crescimento de bactérias no local.
Após dois anos:
Nessa idade, o problema pode ser consequência de disfunções de bexiga e intestino como:
– Segurar o xixi por muito tempo, mantém a urina parada na bexiga, propiciando meio para crescimento e multiplicação bacteriana;
- o intestino preso é uma importante causa da infecção.
Outra causa relacionada a infecção urinária, é a baixa ingestão de líquidos, em especial a água, evitando a limpeza do trato urinário e o crescimento bacteriano.
Fique atento (a) à retirada de fraldas / treinamento esfincteriano (o “desfralde”):
Um importante alerta: você sabia que o estresse que afeta a criança na época do desfralde pode levar à infecção urinária? Esse momento representa um grande passo para a criança e deve ser tratado com cuidado, também no fator emocional. Procure iniciar a retirada de fraldas no momento certo. Tente também deixá-la tranquila e segura, evitando pressão e postura autoritária. O estresse em um momento tão importante do desenvolvimento da criança leva a consequências ruins. O estresse num momento tão importante no desenvolvimento da criança pode desencadear o surgimento de disfunções na bexiga e no intestino que provocam a infecção.
Complicações A curto prazo e sem tratamento adequado, a infecção pode se tornar generalizada e grave. A longo prazo pode deixar até cicatrizes nos rins, comprometendo a função do órgão e levando à hipertensão arterial.
Como acontece o tratamento da infecção urinária?
O tratamento das infecções de trato urinário deve ser realizado através da administração de antibióticos. Quanto maior o atraso no tratamento, maior o risco da criança apresentar cicatrizes nos rins. A hidratação também é importante para prevenção e tratamento. Beber a quantidade ideal diária de água auxilia na limpeza do trato urinário e eliminação de bactérias. Não existe comprovação que chás, cranberries ou outros alimentos possam prevenir a ITU na infância.
Como observar sintomas da ITU?
Em recém-nascidos, os sintomas de infecção geralmente são vagos, mas evoluem com: Prostração; diminuição do apetite; sucção fraca; palidez; febre ou hipotermia; vômitos; choro inconsolável; perda ou ganho de peso; mudança na cor e no cheiro da urina.
Crianças maiores apresentam sintomas mais específicos:
Febre; dor e/ou ardor para urinar; aumento da frequência das micções; sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; dores na barriga e nas costas; retenção urinária; incontinência urinária.
Cuidados importantes Obviamente, é importantíssimo deixar sempre bem limpo o órgão genital da criança, evitando a permanência de sobras de urina ou fezes na região. Meninos circuncidados têm menor risco de serem afetados pela ITU. Porém, a retirada cirúrgica do prepúcio não é indicada como tratamento de rotina para se evitar infecções.
O que observar?
Pais e mães: fiquem atentos às idas dos seus filhos ao banheiro:
– O ideal é a criança urinar de 3 em 3 horas;
– observe também a evacuação, tentando evitar o intestino preso
– importante que a criança tenha um apoio nos pés ao sentar no vaso. O recurso ajuda a esvaziar totalmente a bexiga e o intestino;
– em passeios, sempre tenha em mãos protetor descartável de vaso sanitário para usar em banheiros públicos;
– fique de olho no jato urinário da criança. O jato fraco é sinal de malformações no rins e no trato urinário ou de inervação da bexiga, um problema grave.
– verifique as fezes: se estiverem muito grandes ou ressecadas é mal sinal.
A nefrologia pediátrica trata a infecção e outros problemas no trato urinário. Siga meu blog e minhas redes sociais e informe-se sobre a saúde infantil, mas nunca deixe de realizar consultas médicas freqüentemente. Por um crescimento pleno e saudável!